segunda-feira, 30 de março de 2009

Esperando o sucesso



Pintura de Henrique Pousão, Esperando o Sucesso (1882, Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto).

---

A verdadeira obra de arte nasce do «artista» - criação misteriosa, enigmática, mística. Separada dele, ela adquire uma vida própria, converte-se numa personalidade, num sujeito independente, animado por um sopro espiritual, um sujeito vivo com existência real - um ser...
---
Kandinsky.
---
Esta pintura sempre me fascinou - e me fez sorrir.
Jogando com o esquema clássico do quadro dentro de um quadro, tem um lado divertido, intrigante e interessante, pois há um evidente contraste entre o desenho infantil do garoto e a pintura naturalista com que Henrique Pousão retratou o rapaz que fez o desenho. A inocência opõe-se ao conhecimento, a infância à maturidade. O desenho à pintura.
Há uma narrativa: o menino estaria a pousar para Henrique Pousão e durante o tempo de espera terá feito o desenho, o qual mostrou ao pintor, e que este incluiu no seu quadro.
Aliás há ainda outro quadro dentro do quadro. O esboço que Pousão fez sobre a tela, retratando o mesmo menino, de perfil. Esse outro quadro também existe e intitula-se Cabeça de Rapaz Napolitano. Há ligeiras diferenças e a posição é simétrica.
O título traz-me ainda uma pergunta: quem espera o sucesso, o pintor ou o rapaz? Talvez ambos.
Henrique Pousão (1859-1884), nasceu em Vila Viçosa e foi um dos melhores pintores portugueses da geração naturalista, tendo alcançado níveis de grande modernidade. Aluno da Academia de Belas-Artes do Porto, partiu como bolseiro para Paris em 1880. Por motivos de saúde foi viver para a Itália, tendo sido nessa altura que pintou este quadro.
---
Texto de Margarida Elias.

1 comentário:

Emília Matos e Silva disse...

Muito interessante a pintura, com o pormenor do desenho do rapaz, que nunca tinha notado. Gostei muito também do texto da Margarida Elias. Ainda bem que ela seguiu um conselho dado por um leitor do seu blog e começou a dar-nos o prazer de a ler.
E. Matos e Silva