quarta-feira, 27 de julho de 2016

A propósito de uma casa "feliz"

Hoje reparei nesta pintura em que surge uma casa na ilha de la Jatte

-
A dita casa, fez-me lembrar outra, que eu considero ser uma casa feliz*, porque parece que esboça um sorriso:


Gustave Caillebotte, Pont D'Argenteuil (1885)
-
Essa casa "feliz" fica em junto da ponte de Argenteuil, que, terminada em 1874, também foi representada por Monet:

Claude Monet, The Bridge at Argenteuil (1874)
-
Claude Monet, The Bridge Over The Seine (1874)
-
Julgo que a dita casa devia existir mais ou menos na margem do sena que se vê ao fundo, nesta imagem:

-
* História da arte à parte, é evidente que eu sou sensível ao fenómeno psicológico que chama de pareidolia. Mais sobre o tema no Pinterest.

2 comentários:

ana disse...

Margarida,
Adorei a sua observação. Parece que está a sorrir.
Beijinho. :))

Margarida Elias disse...

Ana - Eu acho que sim! Bjns!