sexta-feira, 24 de junho de 2016

E as tílias

-
«Árvore sagrada das antigas civilizações germânicas, dotada de uma longevidade pouco vulgar, a tília, como o carvalho, é uma árvore histórica e lendária.» - in Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais, Lisboa, Seleções do Reader' s Digest, 1983, no blogue Dias com árvores.

 
-
«A maior tília existente em Portugal (em Paredes) tem 22 metros de altura e 24 metros de diâmetro de copa e, segundo o seu proprietário a colheita da sua flor ocupa 20 homens durante 3 dias.» - in Wikipédia.
-
-
«In Europe, some linden trees reached considerable ages. A coppice of T. cordata in Westonbirt Arboretum in Gloucestershire is estimated to be 2,000 years old.» - in Wikipédia.
-
-
Sobre as tílias, ver também Tílias em flor - 2 do blogue Imagens com Texto que tem belíssimas fotografias destas árvores e suas flores, entre elas, a seguinte:
 -
-
A Voz da Tília

Diz-me a tília a cantar: "Eu sou sincera, 
Eu sou isto que vês: o sonho, a graça, 
Deu ao meu corpo, o vento, quando passa, 
Este ar escultural de bayadera... 

E de manhã o sol é uma cratera, 
Uma serpente de oiro que me enlaça... 
Trago nas mãos as mãos da Primavera... 
E é para mim que em noites de desgraça 

Toca o vento Mozart, triste e solene, 
E à minha alma vibrante, posta a nu, 
Diz a chuva sonetos de Verlaine..." 

E, ao ver-me triste, a tília murmurou: 
"Já fui um dia poeta como tu... 
Ainda hás de ser tília como eu sou..." 
-
Florbela Espanca, Charneca em Flor
in Citador.
-
Albrecht Durer, Linden Tree On A Bastion (1494)
-
Postscriptum - Nestas alturas, tenho pena que as máquinas fotográficas não captem o maravilhoso aroma das tílias.

3 comentários:

ana disse...

Não conhecia esta tília de Dürer.
Adoro estas árvores têm um cheirinho tão bom.
Beijinho e boa semana.:))

As fotos são das grutas de Mira D'Aire.

Margarida Elias disse...

Ana - Também adoro o cheiro - e igualmente a forma destas árvores. São lindíssimas. Beijinhos!

Margarida Elias disse...

Ana - Suspeitei que as grutas fossem as de Mira d'Aire. São muito bonitas. Beijinhos!