quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Os ursos

-
Voltando aos animais, venho declarar a minha simpatia pelos ursos.
Quando penso nos ursos, lembro-me daqueles que se foram cruzando no meu imaginário, desde a minha infância:
1) Quando era pequena queria ter um urso de peluche gigante.
-
(fotografia de 1949, daqui)
-
2) Ainda hoje gosto imenso de ursos miniatura de peluche - daqueles que há aos "magotes" em Londres.
-
(No Ebay, um urso de 1950)
-
3) Há também os ursos dos desenhos animados que fizeram as minhas delícias. O meu preferido é o Balu, mas igualmente gostei muito de ver o filme Brother Bear. Nesse filme, cuja canção já surgiu neste blogue, a outro propósito, o urso é ligado ao amor, à amizade e ao perdão.
-
-
Cito ainda o filme Brave em que a mãe da heroína (assim como os irmãos) se transformam em ursos. Não esquecendo outros ursos simpáticos como o Winnie-the-Pooh, o Pooky (peluche do Garfield), o Yogi (Zé Colmeia) ou o Paddington.
4) Um dos meus filmes preferidos é o L'ours (de Jean Jacques Annaud, 1988).
-
-
5) Para os índios americanos, o urso é um espírito livre e majestoso. Está relacionado com a coragem, força e protecção – mas também maternidade, sagacidade, harmonia e equilíbrio (link)

-
Coincidências - Passei agora pelo blogue The Dutchess e o post de hoje também foi dedicado aos ursos :-)

6 comentários:

ana disse...

Também adoro ursos.:))
Os teddy bear genuínos nunca tive. Mas adorava ter.
Tive um urso nos anos 60, de tamanho médio, amarelo.
Beijinhos.:))

Margarida Elias disse...

Eu cheguei a ter uma colecção de ursos, mas não sei o que fiz com alguns deles. Com as mudanças de casa, em que tenho mudado sempre para casas cada vez mais pequenas, tenho perdido muita coisa. Beijinhos! :-))

Presépio no Canal disse...

Gostei muito da visão dos índios americanos sobre os ursos.
Também gosto muito de ursinhos, mas que me lembre nunca tive nenhum.
O meu marido teve um, que até hoje guarda.
Beijinhos! :-)

Margarida Elias disse...

Sandra - Beijinhos Sandra!! :-) Bom Domingo!

Isabel disse...

Também simpatizo com os ursos. Em criança não tive nenhum, mas andam por aí algures alguns dos sobrinhos, que foram ficando por cá.

Este post é muito giro!

Boa noite:)

Margarida Elias disse...

Isabel - Obrigada! :-)