domingo, 12 de junho de 2011

Domingo de Pentecostes

---
Porque hoje é Domingo de Pentecostes, coloco aqui esta pintura que tirei do novo site do Matriznet, que está muito bom e recomendo vivamente.
Segundo o site, esta pintura foi atribuída por Luís Reis Santos ao Mestre da Lourinhã, mas actualmente é considerada de um mestre desconhecido. O texto que acompanha a pintura diz.
«Embora seja Cristo o verdadeiro protagonista do Pentecostes, figura invisível que envia o Espírito-Santo sobre os apóstolos para lhes possibilitar pregar o Evangelho em todas as línguas, é a Virgem a figura central, que surge representada no centro da composição, presidindo à assembleia, sentada em oração e com um livro aberto sobre os joelhos. A rodeá-la encontram-se os apóstolos, seis de cada lado, e, ao fundo, uma figura que se retira apressadamente da cena. A arquitectura representada é já "ao romano"».
Trata-se de uma pintura muito interessante, que me faz lembrar a Anunciação da oficina de Jorge Afonso (Retábulo da Madre de Deus), sobretudo pelo efeito da janela com dois arcos contíguos, formando um M, sobre a cabeça de Maria. Aliás, existem outros paralelos entre estas pinturas, razão pela qual é provável que sejam do mesmo autor, ou, pelo menos do mesmo círculo. Aqui fica também o Pentecostes desse Retábulo.

2 comentários:

ana disse...

Margarida,
E muito bonito! (estou sem assentos).
Obrigada pela divulgaçao do Matriznet.

Bastante util.
Bjs. :)

Sara disse...

Margarida, muito obrigada pela divulgação deste sítio. Já foi directamente para os "favoritos" e tenciono explorá-lo com atenção.
Desejo-lhe um óptimo Domingo de Pentecostes!