segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Natal e o Menino Jesus

Escola de Óbidos, Menino Jesus Salvador do Mundo.
---
O Menino chora,  chora,
porque anda descalcinho.
Haja quem lhe dê as meias
que eu lhe dou os sapatinhos.
-
Nossa Senhora lavava
e S. José estendia
e o Menino chorava
com o frio que fazia.
-
Calai-vos, meu Menino,
calai-vos meu amor,
isto são navalhinhas
que cortam sem dor.
-
Os filhos dos homens
em berços doirados
e Vós, meu Menino
em palhinhas deitado.
-
Em palhinhas deitado,
em palhinhas aquecido,
filho de uma rosa,
de um cravo nascido.
---
Na noite de consoada, em casa dos meus avós paternos, havia a tradição de  se cantar ao Menino Jesus. 
A minha avó era alentejana (do Redondo) e havia uma série de canções tradicionais que a nossa família cantava, reunida junto do Presépio, um pouco antes da meia-noite. Só depois de se cantar estas canções é que, junto dos nossos sapatos, eram depositadas as prendas que teriam sido dadas pelo Menino Jesus. Esta era uma das canções que nós cantávamos.
Hoje, falecidos os meus avós, ainda se tenta perpetuar esta tradição entre a família do meu pai.
Relativamente ao Menino Jesus da pintura também tenho boas memórias. Em casa da minha avó materna, no Natal, além do Presépio, havia um Menino Jesus, muito parecido com este de Óbidos, que era colocado em grande destaque na sala de jantar.

6 comentários:

ana disse...

Que Menino Jesus lindo e que memórias tão bonitas.
Na caa da minha avó na Beira também se cantava esta canção. As prendas só as recebiamos no dia seguinte à Consoada, era uma excitação mal dormiamos.
O meu construia um presépio com muitos figurantes e as peças eram grandes. O presépio era construído em vários planos e tinha como cenário uma montanha com neve. Iamos ao musgo e traziamos plantas para decorar o espaço cénico natalício. Havia desde um castelo, soldados romanos à lavadeira, pastores, ovelhas, tocadores, cães... Os Reis Magos faziam um percurso nos seus camelos até ao dia de Reis.
Obrigada por esta partilha e que o Natal não morra nunca! :)
Beijinhos.

ana disse...

Emendar
na casa da minha avó
o meu pai.

Em casa dos meus pais também havia um presépio com muitos figurantes mas o presépio da minha avó era mais elaborado!
Bj

Margarida Elias disse...

Olá Ana!
Na casa dos meus avós paternos, quando eles compraram uma quinta no Redondo, o Presépio também era assim elaborado. Lembro-me do musgo, de pedaços de algodão a fingir neve, dos espelhos para simular lagos e dos reis magos a caminhar na direcção do Presépio. O meu avô só punha o Menino Jesus no Presépio por volta da maeia-noite da noite de 24 de Dezembro. São memórias que nos enriquecem.:) Bj!

ana disse...

Margarida,
Que interessante o seu avô colocar o Menino Jesus só no dia 24! Na minha casa e família isso nunca aconteceu.

E sabe onde vi fazer o mesmo?
Em Paris, na Notre Dame e não só, o Menino Jesus não está colocado no presépio. Como não passei lá a noite de Natal nunca vi um presépio completo!
Sim, a partilha enriquece.
Bj :)

Margarida Elias disse...

Que engraçado!
Não sei onde o meu avô foi buscar a ideia...
Bj!

Presépio no Canal disse...

Que bonitas recordacoes, Margarida!
A minha mae costuma fazer um Presepio com todas as figurinhas, tal como descreves :-)
Gosto das tradicoes da tua familia, quer do Menino Jesus em destaque, quer das cancoes :-)
Que Natais tao bonitos!