domingo, 14 de novembro de 2010

«Trembleuse»

Jean-Étienne Liotard, La Belle Chocolatière (1745, Gemäldegalerie, Dresden).
---
No século, na Espanha, surgiram as primeiras chávenas para beber chocolate. Por iniciativa do marquês de Mancera foi inventada a mancerina ou trembleuse, que tinha a particularidade de se aconchegar num prato côncavo, que lhe dava estabilidade. No século XVIII, com o aperfeiçoamento do fabrico da porcelana, foram elaborados luxuosos serviços para chocolate, entre os quais a Manufacture de Sèvres se transformou na referência mais prestigiada.
---
Katherine Khodorowsky e Hervé Robert (2000).

4 comentários:

Presépio no Canal disse...

Os teus posts andam muito tentadores e gulosos :-))
Agora fiquei com vontade de um chocolate quente :-)

Margarida Elias disse...

Eu também ando com vontade. Aqui em Portugal o único chocolate quente bom que eu conheço é o do El Corte Ingles. Tenho de lá ir um destes dias...
Bom Domingo!

ana disse...

Margarida,
Que post tão interessante. Adoro chocolate e todos os derivados tais como mousse, bonbons, chocolate quente...
Associado colocou porcelana que é outro dos meus gostos. Adoro chávenas e bules. Não tenho nenhuma "trembleuse", vou estar atenta.
Bom Domingo! :)

Margarida Elias disse...

Também não tenho nenhuma trembleuse, mas fiquei com vontade de ter uma com chocolate quente lá dentro. Nestes dias frios e de chuva é mesmo o que apetece... Resto de bom Domingo!