sexta-feira, 15 de maio de 2009

A propósito de Sousa Pinto

Pintura de José Julio de Sousa Pinto, La récolte des Pommes de Terre (1898, Museu d'Orsay).
---
Que eu saiba, existem duas obras de pintores portugueses no Museu d'Orsay, em Paris. Uma é esta de Sousa Pinto, a outra é uma natureza morta de Columbano. Sempre achei que eram boas pinturas do Naturalismo, sobretudo esta, que estava perfeitamente ao nível de outras que eram feitas na mesma época. Obra de grande qualidade pictórica, quer ao nível técnico quer ao nível de representação da realidade visível, quer em termos compositivos, lembra-me obras de Bastien-Lepage. Sempre achei errado que outros artistas estivessem expostos e os portugueses ficassem nas reservas. Fiquei feliz quando ontem me apercebi que esta obra de Sousa Pinto chamou a atenção de alguém que fez uma exposição sobre Bastien-Lepage, em Paris, e assim ganhou o direito de ter o reconhecimento que merece. É que, se o final do Século XIX e o início do Século XX, em Portugal, não trouxeram à arte europeia grande inovação - até à obra de Amadeu de Sousa Cardoso - existiram no nosso país bons pintores, que não ficavam atrás de outros artistas famosos na época e que têm sido agora mais respeitados. Além de Sousa Pinto, ou de Columbano, cito sobretudo Henrique Pousão.
Sendo amanhã o dia dos Museus, é bom lembrar a arte portuguesa. E é também importante lembrar o Museu de Arte Popular que está fechado, mas que se quer reaberto.
Como escreveu Joel Serrão:
«Em última instância, a política postula uma tomada de posição acerca dos fins da vida humana e acerca do que se deve entender por «homem» e pelo seu bem».
---
Margarida Elias.

7 comentários:

Eddy disse...

Estou a fazer um trabalho sobre o pintor Sousa Pinto , onde posso encontrar informação?

Margarida Elias disse...

Honestamente não estudei muito este pintor. Julgo que a melhor base é o José Augusto França (Arte em Portugal no Século XIX). Com certeza que na Biblioteca Nacional (www.bn.pt) se pode fazer uma pesquisa sobre o pintor e aparecem publicações mais recentes. Boa sorte para o trabalho, acho que é um tema muito interessante.

Margarida Elias disse...

Estive a pesquisar e realmente há pouca coisa recente. Na Biblioteca de Arte da Gulbenkian há um catálogo de 2004 sobre o artista:
«José Júlio de Sousa Pinto, 1856-1939»; Palácio do Correio Velho (Lisboa, Portugal), 2004, com a cota P 12247.

Eddy disse...

Muito obrigado!

ana disse...

Vi também este quadro ao vivo e deliciei-me. Foi uma surpresa extraordinária ver um português no Museu D'Orsay. Não estava à espera.

Margarida Elias disse...

Ainda hoje estive a pensar que ele é o mais francês dos pintores portugueses que trabalharam no século XIX.

Eddy disse...

descobri isto deve ser o melhor dele http://jeanluc.matte.free.fr/articles/typologie/accordeon.htm